terça-feira, 1 de setembro de 2009

Imaginando a Escola e a Educação do Futuro


             As novas ferramentas tecnológicas estão fazendo com que a escola venha a passar por profundas renovações. Antes, professores e alunos estavam restritos ao quadro de giz e a aulas expositivas, hoje a informática traz um novo mundo para dentro das escolas, dinamizando as aulas, permitindo a interação de conhecimentos entre as várias comunidades escolares.
            Os professores terão que se adequar a um novo perfil, compatível com as novas tecnologias. Futuramente todas as escolas estarão informatizadas, há quem advogue que os professores serão substituídos definitivamente pelos computadores, porém, sabemos que a tecnologia torna possível o acesso direto à informação, mas não é possível o acesso direto ao conhecimento.
            Deste modo, compreendo que a navegação pelo mundo da informática requer a intermediação humana nomeadamente a dos professores, portanto, os docentes são fundamentais na intermediação do conhecimento. Muitas pessoas criticam os cursos á distância, porém, eles oferecem ensino de alto nível, os bons cursos oferecem chats, fóruns e trabalhos colaborativos, proporcionando o confronto de ideias, peça fundamental na aprendizagem dos alunos.
            Dessa forma, posso concluir que as novas tecnologias educacionais vieram para ficar e a escola pouco a pouco esta se adequando a essa realidade, e futuramente todas estarão informatizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário