domingo, 23 de agosto de 2009

Habilidades e atitudes que o professor de artes deve desenvolver para melhor situar-se no novo paradigma de educação utilizando as novas tecnologias


            Os avanços tecnológicos nos oferecem mudanças qualitativas, que são para nosso próprio bem, para nosso conforto. Estamos em plena era da informação, da internet, onde temos que aprender a acompanhá-la e interagir com outras pessoas neste mundo de conhecimentos.
            Segundo o parágrafo do livro Cibercultura de Pierre Lévy, mesmo supondo que existam três entidades- técnica, cultura e sociedade, em vez de enfatizar o impacto das tecnologias, poderíamos igualmente pensar que as tecnologias são produtos de uma sociedade e de uma cultura.
            Ainda, diz que as verdadeiras relações, portanto, não são criadas entre ”a” tecnologia e “a” cultura, mas sim entre um grande número de atores humanos que inventaram, produzem, utilizam e interpretam de diferentes formas as técnicas.
             A emergência do ciberespaço acompanha, traduz e favorece uma evolução geral da civilização. Uma técnica é construída dentro de uma cultura, e uma sociedade encontra-se condicionada por suas técnicas”.
            Dizer que a técnica funciona significa dizer que abre algumas possibilidades, que algumas opções culturais ou sociais não poderiam ser pensadas a sério sem sua presença. No entanto, assim como a tecnotopia (avanços tecnológicos) adquire mais espaço na sociedade e os tecnotopicos aceitam e não conseguem viver sem esses avanços, a tecnofobia faz com que as pessoas se sintam prejudicadas, com medo desses avanços, de toda a modernidade, achando que a tecnologia tem muitos lados negativos.
            Quem decidirá se usará esta técnica será a sociedade, e julgará com seu ponto de vista relacionado à mesma. Pois, trabalhamos, estudamos e temos contato direto com a mesma.
            Com tanta modernidade, não podemos nos esquecer do ensino-aprendizagem, que tem que acompanhar tanto progresso. E hoje, o professor tem grandes opções metodológicas, grandes possibilidades de comunicações, de interagir com os alunos. No entanto, o mesmo tem que está aberto a estes recursos, que trazem melhorias ao seu trabalho e que facilita a aprendizagem de seus alunos, tentando sempre atualizar-se, para se tornar um verdadeiro transmissor de informações a sociedade.
           “Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos. Mas também é importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática.
            Não se trata de dar receitas, porque as situações são muito diversificadas. É importante que cada docente encontre o que lhe ajuda mais a sentir-se bem, a comunicar-se bem, ensinar bem, ajudar os alunos a que aprendam melhor. É importante diversificar as formas de dar aula, de realizar atividades, de avaliar”.
           Hoje, os educadores tem vários meios metodológicos para aplicar suas aulas, onde esses meios são facilitados pela tecnologia. Para se ter uma aula menos cansativa e que envolvesse o interesse de todos os alunos, seria bem interessante que os educadores aproveitassem as salas de informáticas para ajudar seus alunos a criar tarefas nos computadores, fazer pesquisas em grupos, produções em slides, etc.


http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm

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