domingo, 6 de setembro de 2009

Pela Internet

            Sabe-se que hoje, a tecnologia é indispensável em nossas vidas. Portanto, a utilização de todos os meios tecnológicos só tem facilitado a vida da população.
Todos esses meios inovadores, que trazem informações, interatividade, organizações, lucros, fácil acesso, são benefícios que estão sendo cada vez mais aperfeiçoados para o conforto do homem.
            No entanto, Pela internet, música e letra de Gilberto Gil, criada em 1996, nos apresenta a internet, que é um das criações tecnológicas que tem revolucionado o mundo da informática, da comunicação, onde vem sendo alvo de interação, informação e conhecimento.
            “A invenção do telégrafo, telefone, rádio e computador prepararam o terreno para esta nunca antes havida integração de capacidades. A Internet é, de uma vez e ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas”.
            Esta música relata que através da internet, podemos viajar o mundo, conhecer culturas, ir além do que imaginamos. Fala desse mundo virtual que estamos vivendo, que podemos navegar e nos comunicar a qualquer momento.

“Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até CalcutáDepois de um hot-link
Num site de HelsinquePara abastecer”

            Neste trecho da música, podemos observar que a internet oferece aos internautas, variedades de informações e um mundo cheio de novidades, onde podemos navegar e viajar neste mundo de informações. Portanto, podemos viajar qualquer lugar do mundo sem sair de casa, do trabalho, da escola ou qualquer lugar que estejamos conectados.

“Eu quero entrar na rede
Promover um debateJuntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut”.


            Ainda discorre que através desta ferramenta tecnológica, podemos nos comunicar, promover debates com assuntos de nosso interesse para trocarmos ideias, construindo assim, conhecimento coletivo.

“Um hacker mafioso acaba de soltar.
Um vírus pra atacar programas do Japão”

            Contudo, a internet tem seu lado positivo (benefícios), mas também tem seu lado negativo (malefícios), onde são encontrados sites com conteúdos proibidos para menores, programas que danificam os computadores, entre outros. Porém, temos que ter um certo controle em nossas buscas, para que possamos usufruir da qualidade, quantidade, rapidez e de todos os benefícios que a internet tem a nos oferecer.


A origem da Internet - Os conceitos iniciais da Internet,http://www.aisa.com.br/historia.html - 06 de Set. de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário