segunda-feira, 25 de junho de 2012



Reflexões Sobre Meu Projeto Interdisciplinar


A disciplina Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 nos proporcionou momentos de estudo, desenvolvimento e elaboração de projetos interdisciplinares a serem aplicados no contexto escolar. No entanto, tivemos a oportunidade de criar um projeto que fosse acrescentar positivamente no aprendizado dos estudantes, com conteúdos teóricos trabalhados na interdisciplinaridade, e também, com a produção de obras nas mais variadas técnicas artísticas, contribuindo assim, para o desenvolvimento da criatividade, da percepção, visão crítica e reflexiva do individuo.
Meu projeto compreendeu as disciplinas de historia e artes, onde preparei aulas voltadas a temas interdisciplinares, envolvendo ambas as áreas, tanto de um aspecto teórico quanto na prática. Portanto, o tema do meu projeto foi Expressando a lenda folclórica regional do boto cor-de-rosa através da técnica assemblage”. Este projeto foi dirigido aos estudantes do ensino médio, sendo realizado na turma do 1º ano I, da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Julio Mattioli.
Entretanto, escolhi as disciplinas de historia e arte por terem uma ligação interdisciplinar, mesmo sendo áreas diferentes, nos oportuniza abordar o mesmo assunto e assim explorá-lo, todavia, uma contribuindo para a essência da outra, e assim, oferecendo conteúdos que podem ser tratados em tais. Portanto, foquei em nosso folclore brasileiro regional, especificamente na Lenda do Boto Cor-de-Rosa, devido pensar na essência de conhecermos ainda mais sobre nossa própria cultura, sobre uma lenda que faz parte de nossa identidade cultural, assim, desenvolvi este projeto com a perspectiva de que os estudantes pudessem conhecer e refletir sobre seus valores culturais, e ainda, analisar esse tema folclórico que envolve fatos reais e históricos com acontecimentos criados pela fantasia de um povo, e consequentemente, poderiam trabalhá-los artisticamente através da linguagem assemblage.
Este projeto foi desenvolvido em duas aulas, onde no dia 31 de maio realizamos a 1ª aula, aplicando todo o conteúdo teórico, ou seja, todo o material pedagógico desenvolvido no decorrer da disciplina PIEA2. No entanto, tratamos sobre o folclore brasileiro, fazendo uma analise sobre nossa cultura popular, precisamente a Lenda Regional do Boto Cor-de-Rosa, que é uma lenda típica da região amazônica. Tivemos ainda a apresentação da linguagem assemblage, dois artistas conhecidos por seus trabalhos neste campo, e também, uma obra que produzi inspirada nessa lenda, envolvendo elementos que pode-se encontrar nessa estória.
Já no dia 14 de junho realizamos a 2ª aula, onde foram apresentadas as obras em assemblagens criadas pelos alunos, sendo que estes a produziram inspirados em temas de sua própria cultura, como a praça 25 de Setembro, o futebol brasileiro e mais. Sendo que nessas obras foram utilizados diversos objetos encontrados no dia-a-dia, entre eles tecido, papel, isopor, madeira e outros.
Contudo, afirmo que a disciplina PIEA2 foi fundamental, pois nos auxiliou a desenvolver projetos relacionados à interdisciplinaridade, nos orientando a criar projetos que estejam ligados ao ensino da arte e fortalecidos com as técnicas artísticas. Portanto, foi uma experiência educacional enriquecedora para todas as partes, onde a proposta do projeto foi considerável e os resultados da obra refletiram em uma aprendizagem satisfatória. Por fim, compreendo que este projeto foi fundamental, sendo uma experiência produtiva e que serve de alicerce para o crescimento do aprendizado de ambas as partes, favorecendo também, em nossa formação profissional em arte-educação.

Registro Visual:

 
Aplicação do conteúdo teórico.

Assemblage inspirada na Lenda do Boto Cor-de-Rosa.
Aula para a apresentação das obras em assemblage.


 Assemblage produzida pelos estudantes.

Assemblage produzida pelos estudantes.
Assemblage produzida pelos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário