Reflexões
Sobre Meu Projeto Interdisciplinar
A disciplina Projeto Interdisciplinar de
Ensino e Aprendizagem 2 nos proporcionou momentos de estudo, desenvolvimento e
elaboração de projetos interdisciplinares a serem aplicados no contexto
escolar. No entanto, tivemos a oportunidade de criar um projeto que fosse
acrescentar positivamente no aprendizado dos estudantes, com conteúdos teóricos
trabalhados na interdisciplinaridade, e também, com a produção de obras nas
mais variadas técnicas artísticas, contribuindo assim, para o desenvolvimento
da criatividade, da percepção, visão crítica e reflexiva do individuo.
Meu projeto
compreendeu as disciplinas de historia e artes, onde preparei aulas voltadas a
temas interdisciplinares, envolvendo ambas as áreas, tanto de um aspecto
teórico quanto na prática. Portanto, o tema do meu projeto foi “Expressando a lenda folclórica regional do boto
cor-de-rosa através da técnica assemblage”.
Este projeto foi dirigido aos estudantes do ensino médio, sendo realizado na
turma do 1º ano I, da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Julio Mattioli.
Entretanto, escolhi
as disciplinas de historia e arte por terem uma ligação interdisciplinar, mesmo
sendo áreas diferentes, nos oportuniza abordar o mesmo assunto e assim
explorá-lo, todavia, uma contribuindo para a essência da outra, e assim,
oferecendo conteúdos que podem ser tratados em tais. Portanto, foquei em nosso
folclore brasileiro regional, especificamente na Lenda do Boto Cor-de-Rosa,
devido pensar na essência de conhecermos ainda mais sobre nossa própria
cultura, sobre uma lenda que faz parte de nossa identidade cultural, assim,
desenvolvi este projeto com a perspectiva de que os estudantes pudessem
conhecer e refletir sobre seus valores culturais, e ainda, analisar esse tema
folclórico que envolve fatos reais e históricos com acontecimentos criados pela
fantasia de um povo, e consequentemente, poderiam trabalhá-los artisticamente
através da linguagem assemblage.
Este projeto
foi desenvolvido em duas aulas, onde no dia 31 de maio realizamos a 1ª aula,
aplicando todo o conteúdo teórico, ou seja, todo o material pedagógico
desenvolvido no decorrer da disciplina PIEA2. No entanto, tratamos sobre o
folclore brasileiro, fazendo uma analise sobre nossa cultura popular,
precisamente a Lenda Regional do Boto Cor-de-Rosa, que é uma lenda típica da
região amazônica. Tivemos ainda a apresentação da linguagem assemblage, dois
artistas conhecidos por seus trabalhos neste campo, e também, uma obra que
produzi inspirada nessa lenda, envolvendo elementos que pode-se encontrar nessa
estória.
Já no dia 14
de junho realizamos a 2ª aula, onde foram apresentadas as obras em assemblagens
criadas pelos alunos, sendo que estes a produziram inspirados em temas de sua
própria cultura, como a praça 25 de Setembro, o futebol brasileiro e mais. Sendo
que nessas obras foram utilizados diversos objetos encontrados no dia-a-dia,
entre eles tecido, papel, isopor, madeira e outros.
Contudo,
afirmo que a disciplina PIEA2 foi fundamental, pois nos auxiliou a desenvolver
projetos relacionados à interdisciplinaridade, nos orientando a criar projetos
que estejam ligados ao ensino da arte e fortalecidos com as técnicas
artísticas. Portanto, foi uma experiência educacional enriquecedora para todas
as partes, onde a proposta do projeto foi considerável e os resultados da obra
refletiram em uma aprendizagem satisfatória. Por fim, compreendo que este
projeto foi fundamental, sendo uma experiência produtiva e que serve de
alicerce para o crescimento do aprendizado de ambas as partes, favorecendo também, em nossa formação
profissional em arte-educação.
Registro Visual:
Aplicação do conteúdo teórico.
Assemblage inspirada na Lenda do Boto Cor-de-Rosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário