Execução
do Projeto - II Aula.
Já no dia 14 de junho de 2012 realizou-se a segunda
aula do projeto, com inicio as 17h05min e término às 17h55min. Portanto, devido
já termos trabalhado com o conteúdo teórico, nesta iríamos apenas apresentar as
obras, expressando seu titulo, os materiais escolhidos, e os resultados de suas
obras em assemblage, já que na aula
anterior já havíamos iniciado a parte prática, porém, devido ao feriado, os
alunos deram continuidade em suas casas.
No entanto, devido na primeira aula terem faltado
alguns alunos, tive que explicar resumidamente sobre o que havíamos estudado na
aula anterior, o objetivo do projeto, como também, falar sobre a linguagem
assemblage, assim, tornando conhecível para aqueles que não estiveram presentes
e reforçando para os que tiveram a oportunidade de conhecer e apreciar uma
produção em assemblage. Todavia, os alunos estariam mostrando aos demais, o que
haviam produzido e dariam a chance para que os colegas observassem obras
criadas nessa técnica artística.
Após as explicações, e conforme havíamos planejado
na aula anterior, foram formados grupos, sendo eles A, B e C, onde estes tiveram
que realizar uma obra, escolhendo seu respectivo tema e assim, trabalhá-lo artisticamente
através da linguagem assemblage. Ademais,
foram realizadas três obras nessa linguagem, sendo uma delas criada com base a
nossa própria cultura, inspirada na principal Praça de Sena Madureira-Acre, sendo
ela a Praça 25 de Setembro, localizada no Centro da cidade, sendo que os
materiais em destaque foram isopor, palitos para limpeza dental, tinta guache e
papel crepom. Nessa produção encontramos alguns elementos existentes na praça,
entre eles o coreto, a quadra poliesportiva, banquinhos, árvores, enfim, que
dão vivacidade e harmonia aquele lugar, e consequentemente na obra.
Já na obra do grupo B, estes usaram sua criatividade
para desenvolver uma obra inspirada em nosso futebol brasileiro, onde o time do
Brasil era seu tema, assim, os alunos expressaram por meio desta, um tema que
destaca sobre sua própria cultura, que afinal, somos conhecidos como o País do
futebol, que conta com o apoio dos inúmeros jogadores criativos, irreverentes,
batalhadores e campeões. Portanto, o grupo manifestou na obra uma bandeira do Brasil
produzida com tecidos, um boneco vestido de azul e amarelo e chuteiras,
representando os jogadores, e também, uma bola no pé, feita de isopor, no mais,
fizeram algumas colagens com imagens, entre elas de uma rede de futebol, da
bandeira do Acre e com os jogadores do Brasil em campo, enfim, ficando uma obra
bem expressiva.
Por fim, o grupo C, criou uma assemblage em uma
caixa preta, representando uma pescaria, porém, os peixes eram notas de 100,00
R$. Assim, os alunos produziram sua obra com imagens de um homem pescando no
mar, e ao puxar, vinham notas de 100,00 R$, sendo que essas cédulas brasileiras
são representadas pelo peixe Garoupa. Nessa produção, encontramos alguns
objetos como esponja, papel A4 reciclado, imagens impressas e linhas. Contudo,
acredito que os alunos compreenderam sobre essa técnica artística, onde puderam
conhecer e analisá-la, e sequencialmente, desenvolver com a prática a sua
própria obra, assim, criando intimidade com essa linguagem, trabalhando temas e
introduzindo objetos encontrados em seu dia-a-dia, sendo que inúmeros objetos
podem fazer justaposição da obra e assim, constituí-la.
Gostaria de destacar a parte em que um aluno ao
apresentar sua obra, pediu a palavra por alguns minutos, e assim, conversou com
os demais alunos falando sobre o trabalho em grupo, a ajuda coletiva, relatando
que todos os integrantes devem contribuir com os demais para que haja uma
concordância, e assim, um bom e agradável resultado para o grupo, onde todos
possam ficar satisfeitos. Ainda alertou aos demais alunos a terem compromisso
na sala de aula, para que eles viessem a ser responsáveis e realizar seus
trabalhos, pois tudo aquilo que era estudado, estaria acrescentado em seu
aprendizado, seria essencial para seu conhecimento. Por fim, agradeceu a oportunidade
e disse que as aulas foram importantes, onde eles puderam conhecer um pouco
mais de sua cultura, uma lenda que faz parte de sua identidade cultural, como
também, sendo um prazer conhecer e produzir uma obra em assemblage.
Registro Visual da Parte Prática do Projeto:
Registro Visual da Parte Prática do Projeto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário