sábado, 23 de junho de 2012



Execução do Projeto - II Aula.
 
Já no dia 14 de junho de 2012 realizou-se a segunda aula do projeto, com inicio as 17h05min e término às 17h55min. Portanto, devido já termos trabalhado com o conteúdo teórico, nesta iríamos apenas apresentar as obras, expressando seu titulo, os materiais escolhidos, e os resultados de suas obras em assemblage, já que na aula anterior já havíamos iniciado a parte prática, porém, devido ao feriado, os alunos deram continuidade em suas casas.
No entanto, devido na primeira aula terem faltado alguns alunos, tive que explicar resumidamente sobre o que havíamos estudado na aula anterior, o objetivo do projeto, como também, falar sobre a linguagem assemblage, assim, tornando conhecível para aqueles que não estiveram presentes e reforçando para os que tiveram a oportunidade de conhecer e apreciar uma produção em assemblage. Todavia, os alunos estariam mostrando aos demais, o que haviam produzido e dariam a chance para que os colegas observassem obras criadas nessa técnica artística.
Após as explicações, e conforme havíamos planejado na aula anterior, foram formados grupos, sendo eles A, B e C, onde estes tiveram que realizar uma obra, escolhendo seu respectivo tema e assim, trabalhá-lo artisticamente através da linguagem assemblage. Ademais, foram realizadas três obras nessa linguagem, sendo uma delas criada com base a nossa própria cultura, inspirada na principal Praça de Sena Madureira-Acre, sendo ela a Praça 25 de Setembro, localizada no Centro da cidade, sendo que os materiais em destaque foram isopor, palitos para limpeza dental, tinta guache e papel crepom. Nessa produção encontramos alguns elementos existentes na praça, entre eles o coreto, a quadra poliesportiva, banquinhos, árvores, enfim, que dão vivacidade e harmonia aquele lugar, e consequentemente na obra.
Já na obra do grupo B, estes usaram sua criatividade para desenvolver uma obra inspirada em nosso futebol brasileiro, onde o time do Brasil era seu tema, assim, os alunos expressaram por meio desta, um tema que destaca sobre sua própria cultura, que afinal, somos conhecidos como o País do futebol, que conta com o apoio dos inúmeros jogadores criativos, irreverentes, batalhadores e campeões. Portanto, o grupo manifestou na obra uma bandeira do Brasil produzida com tecidos, um boneco vestido de azul e amarelo e chuteiras, representando os jogadores, e também, uma bola no pé, feita de isopor, no mais, fizeram algumas colagens com imagens, entre elas de uma rede de futebol, da bandeira do Acre e com os jogadores do Brasil em campo, enfim, ficando uma obra bem expressiva.
Por fim, o grupo C, criou uma assemblage em uma caixa preta, representando uma pescaria, porém, os peixes eram notas de 100,00 R$. Assim, os alunos produziram sua obra com imagens de um homem pescando no mar, e ao puxar, vinham notas de 100,00 R$, sendo que essas cédulas brasileiras são representadas pelo peixe Garoupa. Nessa produção, encontramos alguns objetos como esponja, papel A4 reciclado, imagens impressas e linhas. Contudo, acredito que os alunos compreenderam sobre essa técnica artística, onde puderam conhecer e analisá-la, e sequencialmente, desenvolver com a prática a sua própria obra, assim, criando intimidade com essa linguagem, trabalhando temas e introduzindo objetos encontrados em seu dia-a-dia, sendo que inúmeros objetos podem fazer justaposição da obra e assim, constituí-la.
Gostaria de destacar a parte em que um aluno ao apresentar sua obra, pediu a palavra por alguns minutos, e assim, conversou com os demais alunos falando sobre o trabalho em grupo, a ajuda coletiva, relatando que todos os integrantes devem contribuir com os demais para que haja uma concordância, e assim, um bom e agradável resultado para o grupo, onde todos possam ficar satisfeitos. Ainda alertou aos demais alunos a terem compromisso na sala de aula, para que eles viessem a ser responsáveis e realizar seus trabalhos, pois tudo aquilo que era estudado, estaria acrescentado em seu aprendizado, seria essencial para seu conhecimento. Por fim, agradeceu a oportunidade e disse que as aulas foram importantes, onde eles puderam conhecer um pouco mais de sua cultura, uma lenda que faz parte de sua identidade cultural, como também, sendo um prazer conhecer e produzir uma obra em assemblage.

Registro Visual da Parte Prática do Projeto: 











Nenhum comentário:

Postar um comentário