domingo, 23 de agosto de 2009

A tecnologia com a sociedade, a educação e a arte



            Desde a segunda metade do século XVIII, as inovações tecnológicas não param de ocorrer, ou seja, todos os dias são feitas novas descobertas cientificas para aperfeiçoar a nossa tecnologia. Dessa forma, as inovações tecnológicas só trazem o progresso para a humanidade.
            A tecnologia trouxe conforto e bem estar para o homem, encurtou distâncias que antes, por exemplo, no século XV, os europeus demoravam até dois meses para chegar a América, hoje as aeronaves fazem o mesmo percurso em pouco tempo.
            Já na medicina, a tecnologia é utilizada para estudos científicos, com o objetivo de detectar os tipos de doenças, como também curá-las.
            Também aumentou a circulação e a variedade de produtos oferecidos no mercado, com o advento do aperfeiçoamento tecnológico, consequentemente teremos produtos de melhor qualidade.
             Atualmente vivemos a era da informação, através da popularização da informática podemos ter acesso aos mais diversos tipos de informações sem sairmos de casa.
            Antes de chegarmos a tantos avanços, as pessoas sofriam muito por não terem o conforto que se tem hoje. No século XIX, as máquinas a vapor escravizaram os operários das industrias têxteis, durante a década de 80, os computadores pessoais aumentaram a capacidade de agir e de comunicação dos indivíduos.
            Com esses avanços tecnológicas, o ser humano melhorou seu modo de vida, já que estes mecanismos ofereceu e oferece melhoras para o homem, encurta distâncias, dá qualidade de vida e ainda oferece meios de comunicações que os levam a interagir diretamente com outras pessoas. É com a ajuda da internet que o educador pode ampliar seus conhecimentos, além de desenvolver novas técnicas que o ajude em sua forma de comunicação e melhore o ensino no âmbito escolar.
            Assim, podemos dizer que todos esses avanços tecnológicos desenvolvem um papel significante em nossa sociedade, principalmente na área da educação, uma vez que, possibilita que cada professor atue de forma satisfatória nas escolas.
Mas, temos que saber lhe dar com essa técnica, pois assim como nos facilita, também prejudica com o uso indevido, ou seja, sobrecarrega, torna-se um vício e também pode tomar o tempo, cujo esse tempo pode ser aproveitado para buscar informações para o conhecimento.
            “O uso crescente das tecnologias digitais e das redes de comunicação interativa acompanha e amplifica uma profunda mutação na relação. Ao prolongar determinadas capacidades cognitivas humanas (memória, imaginação, percepção), as tecnologias intelectuais com suporte digital redefinem seu alcance, seu significado, e algumas vezes até mesmo sua natureza. As novas possibilidades de criação coletiva distribuída, aprendizagem cooperativa e colaboração em rede oferecidas pelo ciberespaço colocam novamente em questão o funcionamento das instituições e os modos habituais de divisão do trabalho, tanto nas empresas como nas escolas.
            Como manter as práticas pedagógicas atualizadas com esses novos processos de transação de conhecimento? Não se trata aqui de usar as tecnologias a qualquer custo, mas sim acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de civilização que questiona profundamente as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educacionais tradicionais e, sobretudo os papeis de professor e de aluno”.


www.interface.org.br/revista6/livro2.pdf

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