quarta-feira, 23 de maio de 2012



Projeto Interdisciplinar de História e Arte: Expressando a lenda folclórica regional do boto cor-de-rosa através da técnica assemblage.

1. Título do Projeto:
Expressando a lenda folclórica regional do boto cor-de-rosa através da técnica assemblage.
2. Dados de identificação:
Discente: Isangela Maria Costa da Silva.                        
3. Poética a ser utilizada:
A técnica a ser utilizada para a produção da obra será a linguagem artística assemblage.
4. Apresentação sucinta do tema e das disciplinas escolhidas para tratá-lo:
Compreende-se que o folclore é o estudo das tradições, crenças, costumes e conhecimentos de um povo, que podem ser expressos através de lendas, canções, etc. Assim sendo, o folclore contribui para a identidade de um povo, onde estes compreendem seu mundo, ou seja, sua cultura e atribuições em que vive. Portanto, escolhi abordar a lenda folclórica brasileira, em especial, a lenda do boto cor-de-rosa, por ser uma lenda típica da região amazônica, e ainda, por ser uma lenda muito conhecida e contada dentro de nossa sociedade, ademais, sendo uma lenda que faz parte da nossa identidade cultural. São muitas as estórias que se contam sobre o boto, os mistérios relacionados a este, fala-se que o boto não gosta de ser vaiado, e que a pessoa que atira em um boto fica com remorso como que se tivesse atirado em uma pessoa muito amada, enfim, dentre muitas outras que podem ser identificadas dentro de nossa cultura popular.
Entretanto, as disciplinas de historia e arte têm uma ligação interdisciplinar que podem ser expressas tanto com conteúdos teóricos quanto práticos, onde uma contribui para a essência da outra, oportunizando conhecimentos relacionados à cultura, aos costumes, a crenças, hábitos de um povo, no mais, a convivência social, política, religiosa e cultural que influenciou e influencia no meio social e no campo da arte. Contudo, podem ser tratadas dentro de ambas as disciplinas.
5. Motivação:
Analisando a necessidade de compreendermos um pouco sobre o folclore brasileiro, em especial, ao folclore regional, para que possamos analisar nossa cultura popular, os costumes e crenças que gerações anteriores depositaram nessa lenda folclórica, que é transmitida ao longo dos tempos de geração para geração. No entanto, podemos tratar esse tema de maneira interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de história e artes, conhecendo e refletindo os valores culturais local, e consequentemente, trabalhá-los artisticamente.
6. Objetivo:
Geral:
Proporcionar aos estudantes aulas interdisciplinares, envolvendo as disciplinas de história e arte, assim, aplicando conteúdos envolvendo o tema folclórico da cultura popular local, a lenda do boto cor-de-rosa, como também, tornar conhecível a linguagem artística assemblagem, trabalhando esta técnica com os estudantes, apresentando obras já produzidas, e consequentemente, trabalhar a prática com produções em assemblage.
Específico:
·                    Conhecer sobre uma das principais lendas folclóricas da região amazônica, sendo ela, a lenda do boto cor-de-rosa.
·                    Estimular o debate sobre a história local e a valorização das lendas folclóricas regional.
·                    Experimentar a linguagem artística assemblage.
·                    Analisar a produção artística desenvolvida de acordo com os elementos da cultura popular, inspirados e expressados por meio da lenda do boto cor-de-rosa.
·                    Elaborar aulas interdisciplinares dinâmica, interativa e atrativa aos estudantes.
·                    Atuar para a reflexão, o desenvolvimento e a construção do conhecimento dos estudantes, estimulados pelo conteúdo teórico e pela obra artística.
7. Público alvo:
Este projeto se dirige aos estudantes do Ensino Médio. Portanto, a perspectiva é que estes possam conhecer e trabalhar sobre sua cultura popular, refletindo sobre esse tema folclórico, enfim, representando a estória que vem sendo contada entre os familiares e que muitas vezes passa por despercebido, apenas como uma simples estória, mas que faz parte da formação da identidade cultural acreana.
8. Metodologia:
Inicialmente irei trabalhar com o conteúdo teórico, onde apresentarei por meio de um data show, os conceitos de folclore e lenda, como também, apresentarei a lenda folclórica do boto cor-de-rosa. Assim, falarei sobre essa lenda folclórica local, que vem sendo transmitida no decorrer dos tempos de geração para geração.
Em sequência, irei apresentar a definição do termo assemblagem, e apresentarei as obras dos artistas Farnese de Andrade e Bety Saar, que trabalham com esta técnica artística. Ademais, mostrarei 3 obras que criei, sendo uma inspirada no artista Farnese de Andrade e a outra, em um símbolo cultural local, sendo as festas juninas, e a terceira, será baseada no tema do projeto interdisciplinar: Lenda folclórica do boto cor-de-rosa, onde expressarei elementos que podem ser encontrados enquanto ouvimos ou lemos essa lenda.
Por fim, os estudantes terão que criar uma assemblagem, seja em duplas, trio ou até mesmo em grupos, mas a proposta é que estes experimentem essa técnica, escolhendo um tema folclórico e experimentando essa técnica e os materiais que podem ir nela, que mesmo estando adequados a produção, não perdem seu aspecto original.
9. Instrumentos e materiais a serem utilizados:
Para a execução dessas aulas, utilizaremos um aparelho data show, para apresentar o conteúdo teórico. E para a prática da obra, já que a técnica a ser trabalhada com os estudantes será a linguagem artística assemblagem, necessitaremos de caixas de papelão ou madeira, e.v.a, papel A3, pedaços de madeiras, isopor, cola quente, cola branca, tesoura, tecidos e outros. Que podem ser comprados, ou até mesmo encontrados no nosso dia-a-dia.
10. Orçamento dos materiais.
Objeto
Quantidade
Unid.
Valor unitário
Valor Total
Papel crepom
03
fl
0,99
2,97
Papel A3
10
fl
0,25
2,50
Fitas de cetim coloridas
05
m
0,50
2,50
Palitos de picolé
50
Unid
0,05
 2,50
Isopor
01
fl
1,50
1,50
Papel cartão
01
fl
1,25
 1,25
Cola branca
03
Unid.
1,00
 3,00
Cola quente
04
Unid.
0,25
1,00
E.v.a
02
fl
1,30
 2,60
Bonecos plásticos
20
Unid.
0,25
 5,00
Tecido
0,20
m
10,00
 2,00
Fios de lã c/ 40 g
01
unid
2,50
2,50
Barbante
01
Carretel
2,30
2,30
Caixa de papelão
01
Unid.
Sem custo
Sem custo
Total R$
31.62

11. Referências:
Irei abordar a lenda folclórica do boto cor-de-rosa, e trabalhar a linguagem artística assemblage, trabalhando na sala de aula, de forma interdisciplinar.  Assim, terei como referência, o artista brasileiro Farnese de Andrade Neto, que trabalha com a técnica artística assemblagem, usando em suas obras composições e formatos distintos, sendo criativo e transformando objetos descartados e coletados, como detritos vindo do mar, bonecos e restos de madeira em arte, etc., expressando seus sentimentos e dando significados nas suas obras. Farnese de Andrade trata de temas bem significantes em suas obras, como a dualidade entre a vida e a morte, outros, antagônicos como o feminino e o masculino e suas dessemelhanças. Enfim, expressando em algumas de suas obras, temas espalhados em sua própria cultura, seu cotidiano, sendo que sua vida, também é tema de seu próprio trabalho.
Temos também, a artista americana Bety Irene Saar, conhecida por seus trabalhos no campo da assemblage, suas obras revelam um pouco da sua mesclada história, representando através da arte, suas lembranças íntimas, do contexto e do povo que conheceu e se relacionou, enfim, sendo fonte de inspiração para a artista. Sua principal obra é “Libertação de Jemima”, que envolve diversos objetos que dão sentido de expressão e vivacidade na obra, e por refletir sua ascendência mista.
Esses artistas serão apresentados durante a execução do projeto interdisciplinar, onde iremos apresentar algumas de suas obras, que são inspiradas em seu cotidiano, de seu meio cultural, portanto, é importante que os estudantes conheçam sobre esses artistas e que seu contexto influencia no tema de suas obras.
ENCICLOPÉDIA Itaú Cultura. Assemblagem. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=325. Acesso em 23 de abril 2012.
Folclore. Disponível em: http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/. Acessado dia 21 de abril de 2012.
InfoEscola: Navegando e Aprendendo. Disponivel em: http://www.infoescola.com/redacao/mito-ou-lenda/. Acessado dia 22 de abril de 2012.
InfoEscola: Navegando e Aprendendo. Disponível em: http://www.infoescola.com/folclore/a-lenda-do-boto/. Acessado dia 06 de abril de 2012.
Lendas. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lenda.htm. Acessado dia 22 de abril de 2012.
O que é uma lenda? Disponível em: http://www.trasosmontes.com/alexandreparafita/content/view/15/33/. Acessado dia 22 de abril de 2012.
Revista Museu: Cultura levada a sério. Farnese de Andrade Neto- Expo e catálogo no CCBB/SP. Disponível em: http://www.revistamuseu.com.br/galeria.asp?id=5910. Acessado em 23 de abril de 2012.













































































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