segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Analisando a TV Brasileira


            A serie brasileira “A grande Família” é um programa humorístico exibido pela Rede Globo, onde destina-se ao público jovem e adulto. Todavia, semanalmente são apresentados temas diferentes, onde trata-se das confusões ocorridas entre os familiares, datas especiais (dia dos pais, natal , etc.), temas atuais como a Gripe Suína e drogas ilícitas, amizades, desemprego, convivência social e mais, assim, recebendo inovações de acordo com o período. Portanto, sempre atentando para o humor, e através, passam os valores morais, éticos e sociais como: dedicação, compromisso, bem estar, respeito, responsabilidade, determinação, justiça e o amor.
            Observa-se que cada episódio semanal, trata de temáticas de forma apropriada, onde destacam-se os fatos da ficção e a relação entre a realidade da maioria dos brasileiros, assim, todos os conteúdos nos demonstram o que é correto e impróprio diante da sociedade, da justiça, da ética, da religião, etc., nos propondo reflexão e passando mensagem do que vem a ser comum e exato diante da visão familiar e social. Entrementes, todos os integrantes tem sua posição, e por serem tradicionais, o homem, tendo autoridade de chefe da família, trabalha para o sustento da casa, já a mulher, como rainha do lar, onde é a verdadeira dona de casa, os filhos por serem modernos, buscam fazer bicos, mas ainda sendo dependentes dos pais, os negros, marginais e outros, são tidos como membros da família ou amigos, sendo tratados sem preconceitos e mantendo uma relação natural.
            Destarte, cada membro são próprios de suas características, seja no modo de andar, falar, vestir, atuar, e assim, são personalizados de acordo com o papel que conduzem, os pais (Lineu e Nenê) por serem mais tradicionais usam roupas conforme a idade e o trabalho que praticam, sendo menos despojados, já os filhos (Tuco e Bebel) são mais modernos, tendo um vocábulo mais atual ao da garotada de hoje, falando gírias, usando roupas da moda, e o genro (Agostinho), usa roupas bregas, com estampas quadriculadas e xadrez, costuma gaguejar quando menti, mas não especifica-se um padrão de beleza, todos são tratados iguais devido suas diferenças.
            É bem notório que as propagandas comerciais mais veiculadas nos intervalos são de produtos de limpeza, veículos, bebidas alcoólicas, cosméticos e mais, que podem ser utilizados pelo público que assiste o programa, todavia, alguns desses produtos anunciados são propagados ainda dentro do contexto do programa assistido, onde são adequados naturalmente ao meio dos personagens envolvidos no episódio.
            Portanto, podemos ver que este programa é de grande repercussão na mídia, assim, por ser humorístico, acredito que não há influência exagerada no comportamento do público envolvido, mas há créditos no comportamento relacionado ao linguajar do Tuco, nas vestimentas da Bebel e outros, contudo, estes itens supracitados não exercem tanto efeito sobre o telespectador brasileiro, devido os diversos programas que repercutem sobre a sociedade.
            Enfim, se pudesse reescrevê-lo, daria a Lineu e Nenê uma viagem, onde estes se ausentassem de suas obrigações diárias, seja em casa, no trabalho, filhos e amigos, assim, divertindo-se e aproveitando cada momento longe dos conflitos e impedimentos da sua grande família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário